Giro de Notícias

Cerca de 70 mil pessoas afetadas por fortes chuvas no sul do Brasil

 
Em Santa Catarina, 70 cidades sofreram inundações, das quais seis declararam estado de emergência, e 4.000 casas registaram danos na sua estrutura, havendo um total de 5.000 desalojados

Cerca de 70 mil pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas que se abateram, este domingo, sobre o sul do Brasil, informou, esta segunda-feira, a Defesa Civil.

Com cerca de 20 mil afetados, Santa Catarina foi o estado mais atingido em termos dos estragos provocados pelas fortes chuvas que, de acordo com as previsões meteorológicas, vão continuar ao longo desta semana.

Em Santa Catarina, 70 cidades sofreram inundações, das quais seis declararam estado de emergência, e 4.000 casas registaram danos na sua estrutura, havendo um total de 5.000 desalojados.

Segundo o relatório da Defesa Civil, o número de afetados no estado do Paraná chegou a 26.786, com o registo de 6.902 habitações danificadas. No total, 24 cidades do Paraná sofreram com o temporal, mas nenhuma declarou estado de emergência.

Um tornado que atingiu, este domingo, a cidade de Taquarituba, a 320 quilómetros de São Paulo, causou dois mortos, 64 feridos e destruiu centenas de casas, de acordo com um relatório emitido por organismos de socorro.

Segundo dados oficiais, o estado de São Paulo é a região do Brasil que mais sofre com os tornados – mais comuns na segunda metade do ano –, os quais chegaram a registar ventos de até 250 quilómetros por hora

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico aplicado pela Agência Lusa

Nenhum comentário