Giro de Notícias

Aprovada venda de unidade móvel da Nokia à Microsoft

O CEO da Nokia, Stephen Elop (à esquerda) cumprimenta o colega da Microsoft, Steve Ballmer, durante o anúncio da aquisição da companhia

O CEO da Nokia, Stephen Elop (à esquerda) cumprimenta o colega da Microsoft, Steve Ballmer, durante o anúncio da aquisição da companhia (Luke Macgregor/Reuters)

A empresa de telefonia finlandesa Nokia anunciou nesta terça-feira que seus acionistas aprovaram a compra por 5,44 bilhões de euros de sua divisão de telefones celulares para a multinacional americana Microsoft.

De acordo com a Nokia, o acordo foi aprovado de forma quase unânime (99,7%) pelos acionistas, que votaram antes de uma reunião extraordinária em Helsinque. A transferência da divisão de celulares à Microsoft deve acontecer no começo de 2014.

A Nokia, que já foi líder mundial em telefonia celular, perdeu seu posto para a sul-coreana Samsung em 2012. Apesar de ainda ocupar a posição de número dois no mercado global de celulares, à frente da Apple, a empresa agora é a oitava no ranking de mais rápido crescimento, de acordo com a consultoria de telecom Gartner.

A Nokia tem registrado perdas — 3,1 bilhões de euros em 2012 e 590 milhões de euros nos primeiros meses de 2013 — e a venda é uma tentativa de se relançar em áreas mais rentáveis. A decisão dos acionistas era amplamente esperada e os preços das ações da companhia dobraram desde o anúncio do plano no começo de setembro.

(Com agência France-Presse)

http://veja.abril.com.br

Nenhum comentário