Giro de NotĂ­cias

Quadrilha presa chega a Fortaleza

Depois de autuados em flagrante na Delegacia de Iguatu, os acusados foram trazidos para a SuperintendĂȘncia da PF
Chegou na madrugada de hoje a Fortaleza a quadrilha de traficantes interestaduais capturada na noite de quarta-feira Ășltima, durante uma megaoperação envolvendo as polĂ­cias Federal e Militar, que começou na RegiĂŁo Centro-Sul do CearĂĄ e terminou no Interior do PiauĂ­.


Em Acopiara, foram presos Marcílio Alves Feitosa, Cícero Alves Feitosa, Aurino Patrício do Nascimento, Derci Malheiros e Fernando Dizzi. Todos acabaram detidos quando resgatavam a droga lançada do helicóptero FOTO: WANDEMBERGUE BELÉM



Oito homens foram presos com 187 quilos de cocaína pura. Os pacotes contendo o entorpecente foram lançados de um helicóptero em uma fazenda na zona rural do Município de Acopiara (345Km de Fortaleza).

Nomes

A quadrilha era composta pelos seguintes acusados, MarcĂ­lio Alves Feitosa (apontado como o chefe do bando), CĂ­cero Alves Feitosa (irmĂŁo de MarcĂ­lio), Aurino PatrĂ­cio do Nascimento, todos cearenses de Acopiara; Derci Guelci Malheiros, da cidade de Colorado, no ParanĂĄ; e Fernando Dizzi, nascido em Linhares, no EspĂ­rito Santo. Os cinco foram presos no SĂ­tio CĂłrrego, na zona rural de Acopiara, por agentes da Delegacia de RepressĂŁo aos Entorpecentes (DRE) da PF do CearĂĄ e efetivos do 10Âș BatalhĂŁo ProvisĂłrio da PM, sediado em Iguatu, sob o comando do major Natanael Cavalcante.

No aeroporto da cidade de Picos, localizado no bairro Altamira, no Interior do PiauĂ­, foram capturados por policiais militares do 4ÂșBPM/PI, os trĂȘs tripulantes do helicĂłptero modelo Robinson 44, de prefixo PR-HDA, que transportou a droga do Mato Grosso atĂ© o CearĂĄ. Com eles, foram apreendidos cerca de R$ 29,6 mil em espĂ©cie, alĂ©m de cartĂ”es de crĂ©dito em nome de Felipe Ramos, mais R$ 12,6 mil em cheques, cinco telefones celulares, um tablet e um notebook.


O helicĂłptero de prefixo PR-HDA foi cercado pelos ´federais´ e pela PM piauiense ao pousar no Aeroporto de Picos para realizar o reabastecimento FOTO: DIVULGAÇÃO

Os trĂȘs homens foram identificados como, Felipe Ramon de Moraes, 25; JosĂ© Tadeu dos Santos, 52; e Alexandro de Oliveira, Pinho 33. O helicĂłptero estĂĄ licenciado em nome de Felipe.

TransferĂȘncia

Na noite de ontem, a quadrilha deixou a cidade de Iguatu em direção a Fortaleza, sob forte escolta da PF e da PM.

Pela manhĂŁ, o superintendente da PF no CearĂĄ, delegado Sandro Caron; e o titular da DRE, delegado Eliomar Lima JĂșnior, alĂ©m do chefe do NĂșcleo de Combate ao Crime Organizado, delegado TarcĂ­sio Abreu, concederam uma entrevista coletiva para falar do caso.

Força Aérea

As investigaçÔes que resultaram no desmantelamento da quadrilha tiveram início hå mais de duas semanas. Sandro Caron destacou a colaboração da Polícia Militar, da Ciopaer e da Força Aérea Brasileira (FAB). "Sempre que existe uma situação de suspeita de tråfico de drogas por via aérea, a FAB nos då uma colaboração importante, pois a aeronave suspeita é monitorada o tempo todo", destacou o delegado.

Caron acrescentou que o helicóptero utilizado pelos criminosos deverå ser cedido pela Justiça Federal à PF para auxiliar nas açÔes de combate ao tråfico de drogas no Brasil. Isso deve ocorrer logo que o processo seja concluído com o julgamento dos acusados. "Essa aeronave serå um objeto de auxílio muito importantes nas nossas operaçÔes".

O superintendente regional da PF lembrou que o homem apontado como chefe do bando, Marcílio Alves Feitosa, saiu de uma das Casas de Privação Provisória de Liberdade (CPPLs) localizadas na região Metropolitana de Fortaleza (RMF) na sexta-feira passada. Ele, que é irmão do proprietårio da fazenda onde o carregamento foi deixado, fazia parte de uma organização criminosa especialista em assaltos a bancos e carros-fortes.

A fonte

A cocaĂ­na apreendida veio do Estado do Mato Grosso e importada da BolĂ­via, ColĂŽmbia ou Peru. "A procedĂȘncia ainda Ă© objeto de investigação", disse Sandro Caron. Apesar de a droga jĂĄ estar pronta para o consumo, os agentes da PF acreditam que no CearĂĄ os traficantes iriam ´desdobrĂĄ-la´. Em mĂ©dia, cada quilo de cocaĂ­na pura Ă© transformado em atĂ© trĂȘs quilos ´batizados´.. A droga apreendida seria consumida na Capital e Interior do Estado.

A PF continua as investigaçÔes no sentido de localizar e prender outras pessoas integrantes do mesmo bando.

FERNANDO RIBEIRO/FERNANDO BARBOSA EDITOR/REPÓRTER 

Nenhum comentĂĄrio