Giro de Notícias

Veneno de cobra é melhor analgésico que a morfina


O veneno da cobra é mais eficaz no combate à dor que a morfina, uma vez que tem menos efeitos secundários que o medicamento utilizado com frequência nos hospitais, noticia a BBC.


A mamba negra é uma das mais rápidas e perigosas espécies de cobras africanas e utiliza neurotoxinas que injeta nas vítimas para paralisá-las e matá-las.



Porém, foi agora descoberto que o veneno deste réptil tem também capacidades analgésicas. 



Uma investigação baseada na análise do veneno de 50 espécies de cobras reconheceu que o veneno da mamba negra contém proteínas úteis no combate à dor, a que os cientistas chamaram mambalgins.



Eric Lingueglia, do Instituto Molecular e de Farmacologia Celular de Nice, afirmou à BBC que «quando testado em ratos de laboratório o veneno atuou melhor que a morfina, mas sem tantos efeitos secundários».



A morfina é um opiáceo que, apesar de atuar no cérebro impedindo a dor, cria vício e tem efeitos secundários que podem ir desde dores de cabeça a vómitos.



Esta investigação veio mostrar que os mambalgins evitam a dor de uma forma diferente e que, por isso mesmo, trazem muito menos efeitos secundários indesejáveis.



Uma vez que a formação de dor funciona de forma semelhante nos ratos e nas pessoas, os investigadores esperam que seja possível desenvolver analgésicos comercializáveis com o princípio ativo do veneno das mambas negras.



Eric Lingueglia afirmou que «numa primeira fase é difícil de afirmar se estes analgésicos poderão ser utilizados em humanos. Ainda será preciso muito trabalho».

Nenhum comentário