Kleber Mendonça Filho - diretor do aclamado 'O Som ao redor' - entrou na maior discussão com Cadu Rodrigues - diretor da distribuidora Globo Filmes. Tudo começou quando, em uma reportagem do jornal 'Folha de São Paulo', o diretor pernambucano criticou o processo de distribuição de longas-metragens no circuito comercial brasileiro, alfinetando, especialmente a produtora e distribuidora Globo Filmes.
"São filmes feitos com muita grana e lançados com muita grana. Minha tese é a seguinte: se meu vizinho lançar o vídeo do churrasco dele no esquema da Globo Filmes, ele fará 200 mil espectadores no primeiro final de semana", ironizou Kleber, na matéria do jornal paulista. Em resposta, o diretor da organização global rebateu: "Desafio o cineasta Kleber Mendonça Filho a produzir e dirigir um filme e fazer 200 mil espectadores com todo o apoio da Globo Filmes! Se fizer, nada do nosso trabalho será cobrado do filme dele. Se não fizer os 200 mil, assume publicamente, que, como diretor, ele talvez seja um bom crítico".
'O Som ao redor': diretor Kleber Mendonça Filho troca farpas com Cadu Rodrigues, da Globo Filmes
Apesar de estar em Istambul para o lançamento de 'O Som ao redor' por lá - no Brasil o longa está perto de alcançar os 80 mil espectadores - Kleber Filho voltou a comentar o caso, respondendo a Rodrigues que "o sistema Globo Filmes faz mal à ideia de cultura no Brasil, atrofia o conceito de diversidade no cinema brasileiro e adestra um público cada vez mais dopado para reagir a um cinema institucional e morto". Através da página do filme no Facebook, Kleber recusou o convite de Cadu, finalizando seu discurso afirmando que "(...) o valor de um filme, ou de um artista, não deveria residir única e exclusivamente nos números". Climão!
Colaborou Beatriz Medeiros
jb
Diretor da Globo Filmes versus diretor de 'O Som ao redor'; entenda o embate!
Reviewed by ESG
on
23:40
Rating: 5
Nenhum comentário