Papa João XXIII é canonizado pela Igreja
Canonizado nesta sexta-feira (05) junto com o Papa João Paulo II, o Papa João XXIII teve papel fundamental para a Igreja Católica durante o seu curto período de papado, que durou cinco anos. Ele foi o responsável por realizar o Concílio Vaticano II, ato que promoveu profundas mudanças e aproximou mais a igreja dos católicos.
Nascido em Sotto Il Monte, na província italiana de Bérgamo, em 25 de novembro de 1881, Angelo Giuseppe Roncalli, o Papa João XXIII, era considerado como um homem simples que pregava sempre a bondade entre os povos, tanto que foi conhecido durante o seu papado como o “Papa bom”.
Oriundo de uma família extremamente católica, Roncalli ingressou ainda jovem no Seminário de Bérgamo, local onde começou a escrever o Diário da Alma, livro de sua autobiografia, onde estão reunidos os seus escritos espirituais entre 1895 e 1961, inclusive os da época de pontificado.
Já na II Guerra Mundial, o Papa João XXIII teve papel fundamental na ajuda aos judeus. Nesta época, Roncalli vivia na Turquia, que era neutra, e conseguiu salvar os judeus através da distribuição gratuita de permissões de trânsito fornecidas pela Delegação Apostólica, de certificados de batismo temporários e de certificados de imigração para a Palestina.
Concílio Vaticano II
Os Concílios da Igreja Católica são um esforço comum para preservar a igreja. O Concílio Vaticano II, especificamente, foi convocado pela necessidade de adequar a Igreja Católica com os acontecimentos contemporâneos. Em 1995, o Papa João Paulo II classificou o Concílio Vaticano II como o “momento de reflexão global da Igreja sobre si mesma e sobre as suas relações com o mundo".
Nenhum comentário