Ex-primeiro-ministro vence 2º turno e é o novo presidente do Mali
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
O ex-primeiro-ministro Ibrahim Boubakar Keita foi eleito o novo presidente do Mali, após vencer o segundo turno com 77,61% dos votos, segundo dados oficiais publicados nesta quinta-feira. Ele derrotou Soumaila Cissé, que já havia reconhecido a perda na disputa e obteve 22,39%.
Segundo o Ministério da Administração Territorial, Keita obteve, em números absolutos, 2.354.693 votos, frente aos 679.000 de Cissé. O número de votos nulos foi de 92.920 e a participação da população no segundo turno foi de 45,78%.
Georges Gobet/AFP | ||
Ibrahim Boubakar Keita (à dir.) derrotou Somailia Cissé (à esq.) com 77,16% dos votos e se tornou presidente do Mali |
Em pronunciamento, o ministro responsável pelas eleições, Moussa Sinko Culibaly, agradeceu o apoio dos Estados Unidos e os “amigos do Mali que acompanharam o processo”. As eleições presidenciais malinesas são um passo importante para legitimar a transição democrática que começou após o golpe de março de 2012.
A divulgação do resultado, feita um dia antes do prazo máximo para o anúncio expirar, tornou-se apenas uma formalidade depois que Cissé afirmou em sua conta no Facebook que tinha ido para a casa de Keita o parabenizar pela vitória.
O ex-chefe de governo, visto por seus seguidores como o homem forte que o país necessita para sua reconstrução, tem como dois desafios mais imediatos a transição política e a reconciliação com os rebeldes tuaregues do norte do país, que em junho assinaram um cessar-fogo com o governo de Bamaco
Fonte: Boainformacao.com.br
Nenhum comentário